topo

Código Internacional de Normatização de Gravações - ISRC

Desenvolvido pela Organização Internacional de Normatização (ISO), federação mundial de órgãos nacionais de normatização, o ISRC (International Code System Record) tem o objetivo de identificar as gravações sonoras e audiovisuais, tornando-se um sistema único e internacional, que coexiste com outros meios que formam parte do sistema CIS (Common Information System), que a nível mundial vem desenvolvendo a codificação de obras musicais, obras audiovisuais, livros, etc.

No Brasil, foi regulamentado através do Decreto nº 4.533, de 19 de dezembro de 2002

Uma vez atribuído a uma gravação pelo primeiro titular dos direitos sobre ela, identificando-o durante toda a sua vida, deve ser utilizado pelos produtores de fonogramas e de vídeos musicais, como também pelas organizações de direitos intelectuais, as radioemissoras, bibliotecas, etc.

Todos os pedidos de cadastramento para instalação do ISRC devem ser feitos diretamente à associação musical à qual o titular é filiado.

A AMAR-SOMBRÁS, Associação de Músicos Arranjadores e Regentes – Sociedade Musical Brasileira

é uma sociedade de gestão coletiva de direitos autorais musicais, isto é, é uma associação que administra e distribui esses direitos.  E é a principal emissora de  ISRC no estado do Rio de Janeiro, Visitando o sita de AMAR-SOMBRÁS , você pode ter mais informações de como cadastrar seus fonogramas, ou indo pessoalmente ou por telefone, o endereço é: Av Rio Branco nº 18  /  19º e 20º andares, Centro, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20090-000, Tel 21 3043-7777.

Veja também:

Os benefícios do ISRC

Princípios e procedimentos para os produtores

Telefone: (21) 3830-0180 - Email: faleconosco@digitalsong.com.br

Desenvolvido por: alunos do curso de Ciência da Computacão 2009-1 Gama Filho– © Copyright – Todos os direitos reservados.